segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Campeonato Sulamericano de Orientação 2011 - dia 4

Terminou ontem (11/12) o CSO 2011.
Apesar das dificuldades impostas pelo terreno e pelos percursos extremamente técnicos, a sensação de dever cumprido contagiou a todos. Inclusive para aqueles que foram agraciados com os belíssimos troféus e medalhas do campeonato. Os vencedores nas categorias Homens Elite e Damas Elite foram, respectivamente, Leandro Pasturiza e Lena Eliasson.Os resultados estão disponíveis no sítio da CBO.


O último dia de competição foi, também, um bom momento de confraternização. Mérito da organização, que realizou a prova numa bela Estância. Frequentadores assíduos do local tiveram a oportunidade de receber explicações dos próprios atletas sobre a modalidade Orientação. Quem sabe, dali, poderão surgir novos praticantes!


Não poderíamos deixar de citar, entretanto, alguns fatos que precisam de melhor avaliação tanto por parte dos organizadores quanto por parte dos nossos orientistas. Os pontos destacados a seguir objetivam, tão somente, provocar uma reflexão para melhoria dos nossos próximos eventos. Felizmente, a lista é pequena. O que indica que estamos no caminho certo:

  • A final do Sprint para as categorias Homens/Damas Elite não utilizou a pista sobre a barragem como trajeto para a chegada. Seria uma ótima oportunidade para os expectadores apreciarem melhor a chegada dos atletas;
  • Alguns mapas, ou prismas, apresentaram falha no dia 1 (Revezamento);
  • Pouca sinalização indicativa dos locais de prova;
  • A população e o comércio das cidades que sediaram o evento desconheciam a realização do CSO 2011;
  • Os atletas não foram avisados previamente sobre que áreas poderiam utilizar na Estância (Percurso Longo).
Pódio da Elite masculina

David Andersson, Elizete Rodrigues e Lena Eliasson

De muito positivo restou a saudade antecipada dos eventos de Orientação, já que este foi o encerramento da temporada 2011 para os brasileiros. Um ano de novas amizades, aprendizado constante, superação de desafios e a certeza de que em 2012 teremos um pouco mais de tudo isso. E, com certeza, melhorando significativamente.

O orientistaemrota aproveita para destacar: aqueles que se incumbiram de trazer os atletas europeus, que tanto engrandeceram nosso Campeonato Sulamericano; o blog Orientovar (de Portugal), pela divulgação e cobertura do evento na Europa; o Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira, pelo apoio logístico dado à delegação da FODF; toda a equipe responsável pela organização do CSO 2011; todos os orientistas participantes, nossas maiores estrelas, os quais foram a prova viva de que nossa modalidade é apaixonante e merece destaque no cenário desportivo mundial.

Despedida: atletas da FODF e da CDMB
Confira aqui o álbum de fotos do CSO 2011.

Boas rotas!
orientistaemrota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o desenvolvimento da nossa modalidade.
Obrigado, e boas rotas \o/